O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (7) que não vê problema na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que vetou a possibilidade de reeleição aos cargos da Mesa Diretora das casas legislativas do Congresso.
Na presidência desde 2016, Maia disse que nunca teve a intenção de concorrer a um terceiro mandato ao comando da Câmara.
“Sempre defendi as decisões, os resultados dos julgamentos do STF […] Nunca foi minha intenção disputar essa eleição. Como todos sabem, e minhas entrevistas mostram isso, eu sempre disse que o meu projeto era construir uma candidatura de um sucessor, já que eu estava na Câmara há muitos anos”, declarou.
De acordo com o parlamentar, ele não foi mais enfático ao negar que disputaria a reeleição porque “não queria dar uma opinião enquanto o Supremo julgava o caso”.
Rodrigo Maia aproveitou ainda para alfinetar o Executivo que, segundo ele, adiantou o debate da sucessão e esqueceu a pauta legislativa.
“Enfim o governo vai poder voltar para a votação daquilo que é prioritário na Câmara e no Senado. O governo de alguma forma antecipou o processo da minha sucessão e esqueceu projetos importantes”, disse.
As eleições para as presidências da Câmara e do Senado acontecerão em fevereiro de 2021.