Nesta quinta-feira (28), o presidente francês Emmanuel Macron chega a Brasília (DF) para seu último compromisso no Brasil. Em sua visita ao país, ele já passou por Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Na capital federal, Macron terá um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será recebido com honras militares na Praça dos Três Poderes. Além disso, está agendado um almoço no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e reuniões com Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Em razão da presença do político europeu, a Esplanada dos Ministérios será parcialmente fechada. Os bloqueios no trânsito ocorrerão nas vias S1, na altura do Congresso Nacional e N1, em todos os acessos.
O roteiro do mandatário francês pelo Brasil começou em Belém, cidade que será a sede da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP30) em 2025. Em seguida, ele esteve no Rio, onde participou da inauguração do submarino Tonelero, parte do programa de desenvolvimento de submarinos gerenciado por brasileiros e franceses, o Prosub.
Posteriormente, Macron seguiu para São Paulo, sem a presença de Lula, para participar do 8º Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista.