O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já admite a possibilidade de concorrer à reeleição em 2026. Em entrevista ao SBT, o mandatário citou o exemplo de Joe Biden, nos Estados Unidos, que será candidato mais uma vez, apesar da idade avançada.
“Nesses dias eu fui a Hiroshima, encontrei com o presidente Biden e eu perguntei se era verdade que ele iria concorrer. Ele falou ‘vou’. Eu falei, isso é um estímulo, eu sou mais novo do que ele”, afirmou Lula, que tem 77 anos, enquanto o norte-americano tem 80.
Ele evitou cravar que será candidato no próximo pleito, mas deixou claro que o governo federal deverá ter um nome próprio a fim de defender o legado petista na Presidência da República. Em 2026, na campanha eleitoral, Lula terá 81 anos.
A fala de Lula é controversa. Nas eleições de 2022, ele reiterou diversas vezes que seria “presidente de apenas um mandato” e que tinha se candidatado apenas para derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Agora, contudo, já deixa em aberto a hipótese de reeleição.
“É importante que a gente tenha muita paciência, muito cuidado. Eu não vou permitir que ministro meu faça política antes do tempo. Fazer política [só] depois que chegar março ou abril de 2026, que ele tiver a convenção partidária, que ele quiser ser candidato, que quiser se afastar do governo ele pode ser candidato”, frisou.