Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira, 13, que o ex-ministro Aloizio Mercadante será presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir de 2023.
— Quero dizer para vocês que não é mais boato. Aloizio Mercadante será presidente do BNDES — afirmou Lula, em evento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição, em Brasília.
Atualmente, Mercadante atua como coordenador do Grupo de Transição, conhecido como GT. Ele já chegou a ser denunciado ao lado de Lula e Dilma Rousseff (PT) pela suspeita de obstruir as investigações da operação Lava Jato.
A acusação, que nasceu de uma delação do ex-senador Delcídio do Amaral, foi rejeitada pela Justiça Federal de Brasília.
De acordo com informações prévias, o BNDES deve ser vinculado ao Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), que será recriado a partir da divisão do atual Ministério da Economia.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.