Cumprindo agenda política internacional, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento à imprensa e disse, entre outras coisas, que o povo brasileiro precisa voltar a conviver democraticamente.
A fala aconteceu em Lisboa, em Portugal.
Ao lado do primeiro-ministro do país português, António Costa, Lula classificou os recentes protestos contra ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, como ‘ataques’.
Segundo ele, atitudes como as que vêm acontecendo nos últimos dias não devem ser toleradas em uma democracia.
— Eu vi essa semana os ataques que alguns ministros da Suprema Corte sofreram em Nova York e eu não posso achar que isso faz parte da democracia. A democracia ela tem compromisso e exige que as pessoas tenham limites. E o Brasil, depois das eleições, precisa voltar à paz, a ser um país alegre — sustentou.
Costa, por sua vez, sinalizou concordância e disse que o mundo estava com ‘saudades’ do Brasil e de protagonismo político em ações efetivas.
— O mundo tinha muitas saudades do Brasil, precisava que o Brasil regressasse à defesa dos valores da democracia, ao combate das alterações climáticas. Vamos recuperar o tempo que perdemos, em que estivemos afastados, temos muito a fazer em conjunto — reiterou Costa.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.