Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar nesta terça-feira (27) com a senadora Simone Tebet (MDB). Na semana passada, conforme noticiou o Conexão Política, ambos estiverem juntos em Brasília. A reunião volta a ser na capital federal e ambos buscam definir o ministério que a emedebista deve ocupar no próximo governo.
Lula almeja anunciar os nomes que faltam para compor o seu governo até quarta-feira (28). Ao todo, o governo lulopetista deve ser comandado por 37 pastas. Mesmo com tantos ministérios, tem sido difícil encontrar um cargo para Tebet, uma vez que o nome dela tem encontrado resistência no reduto vermelho. Depois de cogitações em torno do Desenvolvimento Social, das Cidades e do Meio Ambiente, agora a possibilidade gira em torno do Planejamento.
O grupo de forte influência sob o governo Lula teme que, ao gerir programas do governo e ações diversas, a emedebista tenha uma conduta divergente dos demais nomes que compõem o alto comando. O temor também gira em torno da possibilidade de Tebet usar o ministério como palanque político para a corrida eleitoral de 2026.
A senadora, por sua vez, não tem concedido declarações sobre as negociações. Apesar disso, pessoas próximas têm dito que a parlamentar tem demonstrado inquietação e descontentamento com o rumo das conversas. Já nos bastidores, lideranças do MDB têm dito que Simone Tebet precisa aceitar o convite de Lula, considerando que o partido pode ter protagonismo no novo governo.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.