A primeira-dama Janja Lula da Silva publicou um vídeo nesta sexta-feira (1º) e rapidamente tornou-se alvo de críticas na internet.
O vídeo, veiculado sob a legenda “Momento de descontração entre uma agenda e outra aqui na COP 28”, mostra Janja sorridente e acenando para as câmeras. Ao lado dela está o presidente Lula, que m interage em concordância com a primeira-dama.
O comportamento, no entanto, tem sido criticado por causa da situação alarmante que assola Maceió, capital do estado de Alagoas. A área ao redor da mina 18 da Braskem, que está em risco iminente de colapso, está afundando em uma velocidade de 2,6 centímetros por hora, conforme atualização da Defesa Civil, que tem emitido alertas constantes. Diversas famílias tiveram que deixar suas casas por risco total.
Em recente decisão, a Justiça Federal determinou a desocupação de dezenas de residências nas áreas mais próximas do Mutange, como Bom Parto e Bebedouro. A ordem, com autorização para uso de força policial caso haja resistência, atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF).
Nas redes sociais, eleitores e opositores de Lula criticaram a postura dele e de Janja sobre o tom bem-humorado de Janja como um gesto de falta de empatia pelos afetados pela calamidade pública.
“Um presidente de um país sério estaria no estado numa hora dessa, largaria tudo e ia pra lá. Mas no Brasil, Lula tá em Dubai, ostentando com Janja. E a capital Maceió em Alagoas indo por água abaixo”, escreveu um internauta.