O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da BandNews FM, que “todo mundo compreenderia” se ele indicasse o advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O petista poderá lançar dois nomes ao STF em 2023 com as aposentadorias de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Zanin foi o responsável pela defesa de Lula nos processos de corrupção que o levaram à prisão e é uma das pessoas mais próximas do mandatário.
O advogado criminalista é um dos mais cotados para ser indicado ao Supremo, assim como o atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e o também advogado Manoel Carlos, próximo a Lewandowski.
“Hoje, se eu indicasse o Zanin [para o STF] todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado. Tecnicamente ele cresceu de forma extraordinária”, afirmou o presidente.
“Ele é meu amigo, é meu companheiro. Como outros são meus companheiros. Mas eu nunca indiquei por conta disso”, garantiu Lula.
“Essa é uma coisa que eu tenho orgulho, eu nunca pedi nenhum favor a nenhum ministro. Eles não foram indicados para fazer favor, não foram indicados para me proteger”, finalizou.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.