O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que indicará o seu advogado pessoal, Cristiano Zanin, de 47 anos, ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A fala foi proferida durante entrevista coletiva a repórteres em Brasília (DF).
De acordo com o petista, a decisão já era esperada. Para justificar sua escolha, citou qualidades pessoais de seu indicado, que ficou conhecido por atuar como advogado de Lula nos processos de corrupção oriundos da Operação Lava Jato.
“Acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas porque eu acho que ele vai se tornar um dos grandes ministros da Suprema Corte”, declarou. “Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar”, emendou Lula.
Zanin está na defesa de Lula desde 2013. Caso seja aprovado pelo Senado, poderá atuar como ministro do STF até novembro de 2050, quando completará 75 anos. Ele poderá ficar na Corte pelos próximos 27 anos antes de se aposentar compulsoriamente.