Nesta última segunda-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma conversa com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), para discutir a possibilidade de uma aliança entre os partidos PT e PSD nas eleições municipais em Cuiabá (MT).
O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, onde Lula solicitou o apoio para uma candidatura petista na capital de Mato Grosso. Carlos Fávaro, que também é o presidente do PSD no estado, demonstrou receptividade à proposta, comprometendo-se a participar da escolha do candidato a vice-prefeito em Cuiabá.
Até o final de fevereiro, o nome do candidato petista deve ser definido, sendo considerados o deputado estadual Lúdio Cabral e a ex-deputada federal Rosa Neide. O PSD, por sua vez, convidou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, para se filiar ao partido e concorrer. No entanto, o deputado estadual não foi autorizado pelo União Brasil a mudar de partido e manter seu mandato parlamentar.
Além de Cuiabá, Lula busca estabelecer uma colaboração com o PSD em Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais. Uma das possibilidades seria o apoio à reeleição do prefeito Fuad Noman, do PSD. Apesar de o PT já ter lançado a pré-candidatura do deputado federal Rogério Correia, Lula expressa preocupação com uma divisão da esquerda em Belo Horizonte, o que poderia fortalecer um nome alinhado à direita e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).