O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitou à Polícia Federal (PF) que investigue a divulgação de conteúdos que estão sendo enquadrados pelo Palácio do Planalto como falsos sobre as enchentes no Rio Grande do Sul.
Lewandowski, em resposta, acolheu a uma solicitação do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo Lula, Paulo Pimenta.
A Secom enviou ao ministro da Justiça uma relação de publicações com informações taxadas por ele como ‘fake news’ ao mesmo tempo em que cobrou a adoção de providências
O governo Lula alega que esses posts são errôneos, apontando que há usuários dizendo que o presidente da República não estaria ajudando a população do Rio Grande do Sul, como também e o Exército e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estariam criando dificuldades no processo de chegada dos caminhões de auxílio.
O documento com pedido da Secom inclui publicações feitas em redes sociais pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Cleitinho (Republicanos-MG), além de postagem de personalidades e influenciadores, entre eles, Pablo Marçal.
A Secom sustenta também que há “a propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos. É fundamental que ações sejam tomadas para proteger a integridade e a eficácia das nossas instituições frente a tais crises”.