O novo presidente da Argentina, Javier Milei, já atua na Casa Rosada sob uma significativa redução no número de ministérios, passando de 18 para 9 pastas.
A medida, segundo o líder de direita, visa adaptar as disposições da Lei de Ministérios e buscar maior eficiência e racionalização nas ações do Estado Nacional.
As pastas que comporão o governo sob a liderança de Milei são: Ministério de Interior; Ministério de Relações Exteriores; Ministério de Comércio Internacional e Culto; Ministério da Defesa; Ministério da Economia; Ministério de Infraestrutura; Ministério da Justiça; Ministério de Segurança; Ministério da Saúde e Capital Humano.
Em uma declaração à imprensa, Milei comunicou que, no curto prazo, a situação pode parecer desafiadora, mas que é fundamental realizar ajustes rigorosos para que as primeiras medidas adotadas pelo governo alcancem resultados positivos.
O presidente argentino destacou ainda que o governo anterior “usurpou tudo” e, por essa razão, a nova administração enfrentará desafios iniciais.
“Não será fácil: cem anos de fracasso não se desfazem num dia, mas um dia começa, e hoje é esse dia”, emendou.