A primeira-dama Janja da Silva usou um vestido vermelho nas comemorações do Dia da Independência do Brasil. A cor refere-se aos movimentos comunistas, socialistas, usada também na identidade do Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao chegar no tradicional desfile militar de 7 de Setembro, ela fez o gesto “L” com as mãos, gesto usado por apoiadores e simpatizantes do lulopetismo.
Lula, por sua vez, escolheu um traje habitual, neutro, com faixa verde e amarela no peito, mas com uma gravata vermelha.
O governo federal espera que cerca de 30 mil pessoas assistam à cerimônia na capital federal. Apesar da expectativa, o público está muito longe do que vem sendo estimado pela cúpula lulopetista. Imagens do evento mostram que o ato desta quinta está praticamente sem público.
Esta diminuição na presença contrasta com anos anteriores, incluindo o período da gestão de Jair Bolsonaro (PL), quando os eventos do 7 de setembro atraíram multidões para assistir ao tradicional desfile cívico. A edição 2023 marca o terceiro mandato de Lula à frente do Palácio do Planalto.