Imagem: Patrick Rodrigues/ Agência RBS
De acordo com um levantamento da empresa Zeeng, Jair Bolsonaro é o presidenciável mais forte nas redes sociais com números absolutos.
Entre os doze nomes analisados pela pesquisa, o deputado federal lidera em todos os aspectos como número de seguidores, reações no facebook, curtidas no Instagram, engajamentos no Twitter e busca de campo no Google.
Engajamento nas redes
Bolsonaro totalizou 3,2 milhões de engajamentos no período do levantamento. Lula (PT), o segundo colocado, teve 1,1 milhão. João Doria (PSDB) aparece na terceira colocação, com 1 milhão.
Juntos, os doze prováveis candidatos somam 16,9 milhões de seguidores no Facebook, 6,2 milhões no Twitter e 1,7 no Instagram.
Numa eleição em que as redes sociais serão um potente instrumento de campanha, o resultado indica que Jair Bolsonaro – que hoje acumula em torno de 25% de intenções de voto, dividindo com Marina Silva (Rede) o segundo lugar nas pesquisas– vem construindo capital no ambiente virtual.
Bolsonaro, embora seja o quarto em número de seguidores, com pouco mais de 670 mil, tem uma audiência alta no Twitter, com 986 mil interações. Lula, o segundo, reuniu 249 mil respostas às suas mensagens.
Doria lidera em número de seguidores (741 mil) no Instagram. Porém é Bolsonaro, segundo em número de fãs (612 mil), quem sai na frente no total de curtidas: 1,6 milhão. Doria acumulou cerca de 1 milhão.
Conclusão
A internet é a prova real da força que Jair Bolsonaro vem acumulando ao longo dos tempos; ao contrário daquilo que é dito constantemente pela mídia tradicional, Bolsonaro de fato é o nome mais forte no páreo para 2018.