O jurista Ives Gandra Martins, tudo como um dos maiores do país, condenou as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Banco Central (BC).
Em vídeo, Gandra afirma que as declarações do petista prejudicam os principais indicadores da economia, como a inflação, os juros e a taxa de crescimento.
— Aqueles que entendem de economia dizem que as declarações do presidente Lula não permitem a redução dos juros — declarou, pontuando os ataques do petista em direção ao presidente do BC, Roberto Campos Neto.
— O mercado reage negativamente. Lula não vê que o Banco Central do Brasil conseguiu um resultado melhor que o verificado nos Estados Unidos — alertou o jurista.
Em entrevista recente, Lula voltou a radicalizar e direcionar ataques contra a autonomia do BC.
— Vou esperar esse cidadão Campos Neto terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o Banco Central independente — comunicou.
Ainda conforme Martins, Lula deveria parar de criticar o BC e, desde já, começar a estabelecer bases da política econômica dos próximos quatro anos.
— Temos previsões de gastos sem previsão de receita […]. Se não temos política fiscal, precisamos ter política monetária.”
A gestão do presidente do BC encerra em dezembro de 2024. Com isso, o governo Lula poderá indicar um novo nome para o cargo.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.