A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (25) mostra um impacto expressivo do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto para a eleição de 2024 no Rio de Janeiro.
Com o apoio de Bolsonaro, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL) vê suas intenções de voto mais do que dobrarem, passando de 14% para 30% em comparação com o cenário geral.
A associação do atual prefeito Eduardo Paes (PSD) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no entanto, parece afastar eleitores. O percentual de intenção de voto em Paes diminui de 52% para 46% quando seu vínculo com Lula é apontado.
A pesquisa também questionou os eleitores sobre a possibilidade de votarem em um candidato endossado por Lula ou Bolsonaro, mesmo sem conhecer o candidato pessoalmente, sejam eles Paes, Ramagem ou outros.
O cenário favorável ao apoio de Lula cresceu ligeiramente desde o levantamento anterior em junho, com 27% dos entrevistados afirmando que votariam em um candidato apoiado por Lula (antes eram 24%), enquanto 71% disseram que não votariam por conta desse apoio e 2% não souberam ou não responderam.