Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Quaest mostra que a primeira-dama Janja Lula da Silva enfrenta aumento de rejeição entre os brasileiros. Segundo o levantamento divulgado neste domingo (22), 28% dos entrevistados possuem uma opinião negativa sobre Janja, enquanto 22% a avaliam de forma positiva. Outros 30% consideram sua atuação regular.
Em dezembro de 2023, o percentual de opiniões positivas (28%) ainda superava o de negativas (26%), embora ambos estivessem dentro da margem de erro de 1 ponto percentual. Já em fevereiro de 2023, no início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Janja registrava uma avaliação positiva de 41%, contra apenas 19% de avaliações negativas.
A pesquisa entrevistou 8.598 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2024, com uma margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.
Em novembro, Janja foi alvo de críticas após uma declaração polêmica direcionada ao bilionário sul-africano Elon Musk, dono do X (antigo Twitter). Durante sua participação no evento Cria G20, paralelo à cúpula oficial, a primeira-dama declarou: “Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk” (vá se foder, Elon Musk, em inglês).
A fala, ocorrida enquanto Janja abordava temas como regulamentação de redes sociais e combate à desinformação, gerou aplausos e manifestações de apoio na plateia, mas também foi massivamente repercutida e criticada nas redes sociais.