O empresário Guilherme Afif Domingos declarou nesta segunda-feira (30) que a missão de “ajudar” Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa ao governo de São Paulo foi uma “missão” convocada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Afif é o principal responsável pela elaboração do programa de governo que o ex-ministro da Infraestrutura apresentará nos próximos meses à população paulista.
Em 2019, o administrador de empresas ingressou no governo federal como assessor especial de Guedes, e deixou o cargo há duas semanas para mergulhar na corrida ao Palácio dos Bandeirantes.
Ao longo de sua extensa carreira, já atuou como ministro da Micro e Pequena Empresa durante o governo de Dilma Rousseff (PT) e foi vice-governador na gestão do ex-tucano Geraldo Alckmin.
“A minha missão aqui me foi delegada pelo nosso querido e comum amigo Paulo Guedes: ‘Vai ajudar o Tarcísio’. Nós precisamos que São Paulo tenha o efeito-demonstração para todo o Brasil do novo caminho da prosperidade, com investimento e a iniciativa privada, com o Estado procurando não atrapalhar, em primeiro lugar, e, em segundo, ajudar’”, disse o empresário durante um evento na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Em seu discurso, Afif elogiou a vocação de “tocador de obra” de Tarcísio e disse que, se vencer a eleição, o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) comandará o estado “em sintonia” com o governo federal.
Sexto colocado nas eleições presidenciais de 1989, Guilherme Afif obteve 3,2 milhões de votos na época, ficando à frente de nomes de peso da política nacional como Ulysses Guimarães, Fernando Gabeira e Roberto Freire.