As eleições municipais deste ano devem repetir o cenário nacional de 2022 e resultar em uma nova disputa de polarização em centenas de cidades pelo país.
Com Lula, do PT, à frente do Palácio do Palácio, e o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, que mesmo fora do poder segue mantendo a sua base eleitoral, os dois principais partidos de esquerda e direita devem protagonizar o 1º e o 2º turno em diversas prefeituras.
Guarulhos, que é a maior cidade do país não capital, já sente o clima polarizado. Segundo dados do Instituto ASN Opinião Pública, o pré-candidato do PL, Lucas Sanches, aparece com 18% das intenções de voto.
Empatado tecnicamente com o direitista, aparece Elói Pietá, ex-integrante do PT, agora filiado ao Solidariedade, que soma 20,75%.
Lucas Sanches em evidência
No recorte da pesquisa, o desempenho de Sanches é superior ao do deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), o Xerife do Consumidor, que aparece com 16,25%, seguido do deputado federal Alencar Santana (PT), que tem 6,13% da preferência do eleitorado guarulhense.
Os eleitores que ainda não definiram candidato ou não opinaram representam 29,12% dos entrevistados. Entre os pré-candidato com menor índice de rejeição, Lucas Sanches é um dos destaques, com 11,38%.
Em contrapartida, 30,63% dizem que não pretendem votar em Alencar Santa, enquanto a aversão dos guarulhenses à pré-candidatura de Elói Pietá é de 18,38%.
Metodologia
O levantamento do ASN Opinião Pública foi realizado de forma presencial, com 800 eleitores de Guarulhos, entre 27 e 30 de março.
O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° 01433/2024.