O ex-presidente da Câmara e atual presidente do PSDB no Rio de Janeiro, Rodrigo Maia, sinalizou apoio a Marcelo Freixo (PSB) na disputa ao governo fluminense. A declaração foi feita no domingo (26) durante um evento na Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Na visão do deputado federal, a pré-candidatura do advogado Felipe Santa Cruz (PSD) ao cargo favorece o atual mandatário, Cláudio Castro (PSC). “Só tira votos do Freixo e não tira do Cláudio”, afirmou. O tucano entende que Santa Cruz “está a serviço do governador, queira ele ou não”.
“Como Felipe [Santa Cruz] foi presidente da OAB em oposição a Bolsonaro, tudo que ele tiver de votos será antibolsonarista. E o Cláudio [Castro] vai caminhar para o bolsonarismo. Ou construímos, no Rio, um caminho para ajudar quem tem melhores condições, que até pode ser o Felipe à frente, mas não será no centro ou na direita que teremos este espaço. Hoje esta vaga é do Freixo. Por isso, acho essas alianças possíveis”, avaliou Maia.
Para ele, a eventual vitória do socialista seria a chance de o estado romper um “ciclo” iniciado na gestão de Anthony Garotinho (UB). “Eu não posso olhar o meu estado onde as milícias estão tomando conta das instituições todas. Como muda esse ciclo no Rio de Janeiro? Como reorganiza? Precisa primeiro quebrar esse ciclo que começa em 1998”, disse.