Recém empossado, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, anunciou uma nova abordagem para a comunicação digital do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante uma plenária virtual com 3,2 mil participantes, entre deputados e militantes do PT, Sidônio destacou que as redes sociais do presidente passarão a adotar uma estética mais “simples”, “soltinha” e “sujinha”, visando maior engajamento e identificação com o público. Segundo ele, o presidente tem facilidade para se comunicar e quer usar isso para divulgar as ações do governo.
Sidônio criticou o uso de conteúdos padronizados nas redes sociais, defendendo que cada militante converse com seus seguidores de forma autêntica e espontânea. Ele disse que a “beleza está na diferença” e que a comunicação deve refletir a naturalidade e simplicidade das pessoas, sobretudo aquelas do interior.
O publicitário afirmou que redes sociais valorizam conteúdos menos formais e que a militância deve explorar essa linguagem para ampliar o alcance das mensagens do governo.
Além disso, o ministro analisou o sucesso da direita nas redes sociais, afirmando que esse desempenho está ligado à mistura de informação, emoção e brincadeira, elementos que a esquerda precisa incorporar. Para Sidônio, a militância tem o poder de disputar o espaço digital de forma efetiva, utilizando meios e entonações que gerem identificação e impacto.