Com menos de 10 dias no cargo de presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já acumula polêmicas em seu terceiro mandato. O petista enfrenta desgastes na economia e com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil).
Na terça (3), o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), afirmou que o governo vai rediscutir a reforma previdenciária aprovada em 2019. No mesmo dia, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que mexeria em trechos da reforma trabalhista de 2017.
Um dia depois, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), desautorizou seus colegas, negando que Lula esteja estudando rever a reformas de gestões anteriores. Ele indicou que também não deve haver uma revisão maior em outras áreas, ao menos por enquanto.
Outro ponto de estresse foi a situação da ministra Daniel Carneiro, do Turismo, que entrou na mira de questionamentos por possíveis ligações com acusados de chefiar ou integrar milícias no estado do Rio de Janeiro.
Ela chegou a excluir de suas redes sociais um vídeo em que recebe o apoio eleitoral de um acusado de chefiar uma milícia na Baixada Fluminense, seu reduto político-eleitoral. “Inimigos querendo me queimar, mas não irão conseguir”, escreveu a ministra em uma mensagem de WhatsApp obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.