A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou o maior programa de turismo ferroviário do Brasil. O objetivo é expandir o número de trens em todo o estado, incluindo o acréscimo de pelo menos dez trens turísticos em rotas como Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista e Tambaú-Ribeirão Pires, entre outras.
Além disso, o programa visa aproveitar a infraestrutura ferroviária já utilizada para transporte de cargas a fim de levar passageiros aos principais destinos turísticos de São Paulo. Atualmente, apenas 250 quilômetros de uma malha total de 12 mil quilômetros são utilizados para o turismo ferroviário. O documento final do Programa Estadual de Turismo Ferroviário, que conterá todas as demandas do grupo de trabalho, será apresentado nos próximos 60 dias.
De acordo com a Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), o Brasil possui atualmente apenas 31 trens turísticos em operação, o que coloca o país em 14º lugar na oferta mundial de trens turísticos. Anualmente, cerca de 3 milhões de passageiros são transportados por esses trens, sendo a metade deles viajantes do Trem do Corcovado, a atração turística que leva passageiros aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ).
Clique aqui e se baixe o aplicativo do Conexão Política!