A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, continua atribuindo a Jair Bolsonaro (PL) a responsabilidade pelas queimadas e pelo desmatamento no Brasil, mesmo com Luiz Inácio Lula da Silva ocupando a presidência desde janeiro de 2023.
Em nota oficial veiculada no site do partido, Gleisi afirmou que Bolsonaro é “o maior responsável pela explosão das queimadas, do desmatamento e pelo desmonte das nossas leis e defesas contra desastres climáticos”.
Sem apresentar provas, a dirigente do PT acusou o ex-mandatário de promover garimpo ilegal e incentivar a invasão de terras indígenas, e foi além ao acusar a ‘extrema direita’ de estar coordenando ações para incendiar o país.
Segundo ela, esses atos criminosos teriam o objetivo de desestabilizar o governo Lula e apagar as supostas marcas deixadas por Bolsonaro na destruição ambiental.
“A direita não tem nenhum motivo pra politizar e não devia nem estar discutindo esse assunto”, emendou Gleisi, mencionando que a culpa é exclusivamente da ‘extrema direita’.