Em artigo publicado na quinta-feira 16, o magnata George Soros, que é fundador da Open Society e financia ONGs de esquerda em diversos países mundo, teceu alguns comentários sobre o cenário global diante de supostas alterações climáticas causadas por ação humana. Ao falar sobre o assunto, ele exaltou o presidente Lula.
Com o título “Aquecimento global, guerras quentes, sociedades fechadas”, o texto de Soro diz, entre outras coisas, que enquanto “dois sistemas de governança lutam pela dominação global, a civilização humana corre o risco de entrar em colapso, devido ao avanço inexorável das mudanças climáticas”. Segundo ele, o Brasil, sob Lula, caminha para ser uma sociedade aberta. “O Brasil está na linha de frente do conflito entre sociedades abertas e fechadas.”
— Existem muitas outras potências regionais que podem influenciar o curso da história. O Brasil se destaca. A eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no fim do ano passado, foi crucial — escreveu o bilionário, com texto publicado no site Project Syndicate, organização internacional de mídia que publica e distribui artigos sobre temas globais.
Soros também menciona as manifestações de 8 de janeiro, em que os prédios da Praça dos Três Poderes foram ocupados e depredados. Ele comparou o ocorrer com o episódio de 6 de janeiro de 2021, nos Estados Unidos, quando apoiadores do ex-presidente Donald Trump invadiram o Congresso. “Lula conduziu a tentativa de golpe com maestria e estabeleceu sua autoridade como presidente”, elogiou.
Ao externar o que ronda sobre o clima, Soros disse que o Brasil “está na linha de frente da luta contra as mudanças climáticas” e, por isso, defendeu “forte apoio internacional” ao presidente brasileiro.
— Lula deve proteger a floresta tropical, promover a justiça social e reacender o crescimento econômico, tudo ao mesmo tempo. Ele precisará de forte apoio internacional, porque não há caminho para emissões líquidas zero se ele falhar — prosseguiu.
Soros também faz uma análise da China, da invasão da Ucrânia e sobre os Estados Unidos, onde “a democracia, obviamente, não está muito bem”.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.