Um novo levantamento do instituto Genial/Quaest indica que, no Rio de Janeiro, há um empate, no primeiro turno, entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República.
Divulgada nesta quinta-feira, a sondagem aponta que ambos concentram 39% das intenções de voto na versão estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado.
Bolsonaro sobe e Lula estagna
No comparativo com a última pesquisa realizada, o petista se manteve estável, enquanto o chefe do Executivo federal cresceu cinco pontos percentuais entre o eleitorado do estado, saindo de 34% para cravar, agora, 39%.
Os demais candidatos
Em terceiro lugar aparece o pedetista Ciro Gomes (PDT), que tem 6% das intenções de voto. Na sequência, está Simone Tebet (MDB), com 2% das pretensões.
Os demais candidatos — Vera Lúcia (PSTU); Soraya Thronicke (União); Eymael (DC); Felipe D’Ávila (Novo); Sofia Manzano (PCB); e Leonardo Péricles (UP) — não pontuaram.
Indecisos, brancos e nulos correspondem a 4% dos votos; 9% dos entrevistados disseram que não pretendem votar no primeiro turno destas eleições.
Sobre o levantamento
A entrevista foi realizada de modo presencial. Ao todo, 1,5 mil residentes do estado foram ouvidos, entre eleitores com 16 anos ou mais, nos dias 12 a 15 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
A pesquisa já está protocolada no TSE sob registro BR 08389/2022. No TRE, sob identificação RJ 07554/2022.