Após a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a mídia tradicional esqueceu-se do “orçamento secreto” e passou a chamá-lo de “emendas do relator”. UOL, Folha, O Globo e demais veículos passaram a usar essa nova nomenclatura.
Nesta última sexta-feira (4), o jornal Folha de S.Paulo, por exemplo, alterou o título da reportagem “Saiba o que é e como funciona o orçamento secreto”, publicada em 8 de setembro, para “Saiba o que é e como funciona a emenda de relator”.
A informação foi veiculada inicialmente pelo portal O Antagonista e confirmada pelo Conexão Política. É possível acessar a versão antiga da matéria em um link disponibilizado na plataforma Wayback Machine.
Durante o governo Bolsonaro, a imprensa denunciava a modalidade de transferência de recursos e dizia que as emendas parlamentares eram utilizadas para comprar apoio junto ao Congresso. Agora que Lula passará a administrar esse problema, a narrativa parece ter sido alterada em benefício do petista.
No texto original publicado pela Folha, a expressão “orçamento secreto” aparecia 25 vezes ao longo do corpo da matéria. Após a modificação, passou para 7. Já o termo “emendas de relator” foi de 3 para 15 citações.
De acordo com o Projeto Comprova, que reúne jornalistas de diferentes veículos de comunicação, o ajuste foi feito após um pedido da Secretaria de Redação da Folha em 17 de outubro. O motivo, segundo o consórcio, era adequar a reportagem ao manual de redação do jornal.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.