sexta-feira, 11 de abril de 2025

Flávio Dino manda PF criar inquérito sobre violência política contra mulheres

A Polícia Federal (PF) vai abrir uma investigação para apurar denúncias sobre violência política de gênero no Brasil a pedido do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), que enviou um ofício ao diretor-geral da PF, Andrei Passos.

O objetivo do procedimento será apurar casos de constrangimento, humilhações, ameaças e ações que dificultam a participação de mulheres na vida pública, conforme informações da Agência Brasil.

Dino informou ter recebido, na semana passada, denúncias enviadas pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), pela bancada do PSOL na Câmara, pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN).

“Recebi uma série de peças, documentos que mostram ameaças graves. E sempre utilizando de menosprezo ou discriminação à condição de mulher, com a finalidade de impedir o exercício do mandato. Temos uma definição do Ministério da Justiça e Segurança Pública de que a PF vai tratar esses casos de violência política de gênero como crimes federais”, completou.

Leia também

A ideia é que o inquérito foque a apuração de dois crimes, um tipificado no Código Penal, que define a prática de violência de gênero, e outro previsto no Código Eleitoral, que abrange a situação de candidatas e mulheres que detêm mandato eletivo no Estado.

No primeiro caso, a pena varia de três a seis anos de prisão. O crime eleitoral também gera penas que podem chegar a quatro anos de detenção, além de multa. Flávio Dino explicou que crimes como esses, que diferem das práticas de injúria, calúnia e difamação, não dependem de representação da vítima para serem apurados.

“Tradicionalmente, a abordagem é fragmentada, e cada vítima se defende individualmente, tratando isso como crime contra honra. Estamos mudando esse enquadramento jurídico, aplicando o Código Penal e o Código Eleitoral, e tratando isso como crime federal, exatamente para que haja uma maior eficácia”, argumentou Dino.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist