A decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que vetou o ‘fundão’ eleitoral bilionário, segue gerando repercussão nas redes sociais.
Conforme antecipou o Conexão Política, o chefe do Executivo barrou integralmente o artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovado pelo Congresso Nacional.
O texto determinava o aumento do chamado ‘fundão’, que sairia do valor de R$ 2 bilhões e, de modo expressivo, subiria para R$ 5,7 bilhões.
A decisão do chefe do Executivo foi firmada depois de uma reunião dele com os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil); Paulo Guedes (Economia); e Flávia Arruda (Secretaria de Governo).
Ainda sem definição, o novo valor deve ser delineado durante a votação do Orçamento Geral da União. A equipe econômica do governo defende a correção pela inflação do montante proposto para o pleito de 2018.
Repercussão
Por meio das redes sociais, diversas personalidades estão opinando sobre o tema.
Dentre os que resolveram se manifestar sobre o veto, um deles chamou bastante atenção. Trata-se de Bruno Aiub, mais conhecido na internet como Monark. Ele é um dos maiores youtubers de games do Brasil.
Fenômeno nas plataformas digitais, o jovem consolidou — ao lado de Igor Coelho, o Igor 3k — o projeto ‘Flow‘, programa de podcast dedicado a entrevistar figuras de diversos segmentos. Juntos, eles somam mais de 6 milhões de seguidores nas redes.
Na tarde deste domingo, 22, Aiub parabenizou o presidente da República. Para ele, a decisão do ‘veto’ foi um acerto do mandatário.
Anteriormente, ao entrevistar o ministro das Comunicações, Fábio Faria, Monark tinha prometido que daria destaque ao gesto do presidente se, de forma incisiva, ele barrasse o ‘fundão’. E foi exatamente o que ele fez.
Por meio do seu Twitter oficial, escreveu: “Bolsonaro vetou o fundo eleitoral de 6 bi, parabéns presidente, tomou a decisão correta. Essa semana vou dar a moral prometida”, escreveu.
https://twitter.com/monark/status/1429466270898999302