Com apenas 28 anos de idade, Kawan Miranda é um dos marqueteiros do momento nas eleições de 2024. À frente da Agência Kreator, ele foi coautor do hit “É Culpa do Sarto”, uma composição de Filipe Pinheiro na qual também contribuiu. Além disso, Kawan está envolvido em outros sucessos que estouraram nas eleições municipais. Suas produções viralizaram nas redes sociais, somando milhões de visualizações e se tornando uma febre em todo o Brasil. “Se na tua rua tem buraco, é culpa do Sarto!”. Com certeza, você já ouviu esse refrão bombando na internet nos últimos dias. O hit viralizou de tal forma que eleitores de várias partes do Brasil entraram na brincadeira, culpando Sarto por problemas até em regiões fora da sua administração. Para quem não sabe, José Sarto (PDT) é o atual prefeito de Fortaleza, que foi derrotado no primeiro turno e não conseguiu avançar para o segundo.
‘É Culpa do Sarto’
Para entender o contexto, antes do sucesso de ‘É Culpa do Sarto’, o candidato André Fernandes (PL) estava fora das duas primeiras posições nas pesquisas para o primeiro turno. À época, os levantamentos apontavam Capitão Wagner (União) e José Sarto como líderes. Em algumas sondagens, André aparecia em terceiro lugar, seguido de Evandro Leitão (PT); em outras, estava em quarto. Após o lançamento da música, André começou a ganhar visibilidade na internet, o que resultou em desgaste para a imagem de Sarto e crescimento da popularidade de Fernandes. Como resultado da efetividade da comunicação de campanha, André Fernandes terminou o primeiro turno em primeiro lugar, com 40,20% dos votos, totalizando mais de 562 mil votos. O segundo colocado, Leitão, obteve 34,33%.
Junto a Filipe Pinheiro, Kawan participou da estratégia de marketing político musical de André Fernandes no primeiro turno das eleições de 2024. Assim que o resultado do primeiro turno foi divulgado, a estratégia continuou com força total, e mais um hit já estava pronto para impulsionar a campanha no segundo turno: “Quem é Vozão não vota Leitão. Quem é Leão não vota Leitão”, mais um sucesso de Pinheiro. As referências são aos dois maiores clubes de futebol do estado do Ceará, o Fortaleza Esporte Clube (Leão) e o Ceará Sporting Club (Vozão). A provocação tem como alvo Evandro Leitão, que já foi presidente do Ceará e, para muitos, foi o pior gestor da história do clube, o que resultou em críticos e desafetos ao longo dos anos. A música surfou na alta rejeição ao candidato, sugerindo que Leitão fará com Fortaleza, se eleito, o mesmo que fez com o time. A canção rapidamente viralizou, e, poucos dias depois, as torcidas dos dois clubes já cantavam o refrão nos estádios, gravando vídeos de rejeição em torno do candidato do PT.
‘Pinóquio Manauara’
A empresa de Kawan Miranda é responsável por catalogar diversos sucessos em campanhas eleitorais no país. Além de ter participação na campanha de André Fernandes, ele produziu jingles para Lucas Sanches (PL), candidato à prefeitura de Guarulhos, SP, e Éder Mauro (PL), candidato à prefeitura em Belém, PA, entre outros. Agora, Kawan lançou duas novas apostas que já estão fazendo sucesso: o jingle “Pinóquio Manauara” uma crítica ao atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e ‘David Não, Mamãe’, que movimentam o segundo turno na capital amazonense.
“Se Manaus tá perigoso, foi o Pinóquio. Falta remédio no posto? Foi o Pinóquio! Se falta creche pro povo, foi o Pinóquio. Milhões para tampa de esgoto? Foi o Pinóquio! O David mente tanto, o nariz tá maior que a cara. É o Pinóquio manauara”, diz o refrão do jingle.
Campanha de Alberto Neto
A música faz parte da campanha do candidato Capitão Alberto Neto, também do PL, que surpreendeu ao chegar ao segundo turno depois de estar praticamente fora de todas as pesquisas de intenção de voto. Desde então, passou a empatar nas principais sondagens. A decisão na capital amazonense será decidida voto a voto, de acordo com as recentes pesquisas. Em meio a essa disputa acirrada, ele entra em cena. O Conexão Política procurou Kawan Miranda, que concedeu uma entrevista exclusiva ao portal, onde expôs um pouco de sua rotina e processo de criação.
Às vésperas do pleito marcado para 27 de outubro, o jovem nordestino Kawan Miranda aceitou o convite de Alberto Neto e mergulhou de cabeça na campanha em Manaus. A escalação reforçada é para efetivar a comunicação do candidato de direita e colaborar com a equipe local, que conta com o experiente marqueteiro Daniel Braga. Atualmente, Kawan e sua empresa estão envolvidos na consultoria de estratégia política de Alberto.
Kawan afirma que faz questão de se manter próximo da população, especialmente da parcela onde se concentra a maioria dos eleitores. Por isso, ele trabalha em diferentes frentes, incluindo a “agenda externa”, que envolve sair às ruas, acompanhar a movimentação da campanha e conversar diretamente com o eleitorado, buscando extrair o máximo de informações das pessoas. Ao Conexão Política, Kawan explicou que muitos profissionais de comunicação não conseguem romper a bolha política porque estão isolados em uma realidade distante da população. “É preciso fazer um trabalho que dê voz ao povo, que permita entender o que realmente as pessoas querem e, com isso, criar uma mensagem que chegue a todos”, afirmou.
Bastidores da composição
Kawan relata que, apesar de soar clichê, o diferencial de seu trabalho é estar interessado em contribuir para a melhoria da vida da população. “Nós não fazemos apenas uma mensagem para convencer o eleitor. Trabalhamos constantemente para que tudo o que estamos criticando seja de fato solucionado. Não queremos apenas criar expectativa, ganhar a eleição e parar por aí. O mais bacana é alimentar a esperança nas pessoas e dar-lhes a consciência de que elas têm o poder de mudar o futuro”, comenta. Para ele, o sucesso de suas campanhas vem dessa autenticidade. “As pessoas sentem a verdade no que estamos transmitindo.”
O termo ‘Pinóquio Manauara’
Sobre a nova aposta, o jingle ‘Pinóquio Manauara’, Kawan explica que o termo surgiu durante o processo criativo. “Eu criei o termo, e a composição foi feita por mim, Thallyson Lima e o cantor Ricardus, que são compositores de sucessos como ‘Torre Eiffel’, ‘Daqui pra Sempre’, ‘Lapada Dela’ e ‘Coração Partido’. Ao criar a música, eles consideraram diversos aspectos. “No caso do David, recebemos muitos relatos sobre promessas não cumpridas ou mal executadas. Também ouvimos que ele mente frequentemente para a população, o que gerou desconfiança. Daí surgiu a ideia do ‘Pinóquio Manauara’, para dar voz às ruas.”
A composição usa como plano de fundo dados públicos sobre a administração de Manaus. A seis meses do fim do mandato, David Almeida havia cumprido apenas 28,3% dos compromissos de campanha de 2020. Uma reportagem do G1, veiculada em julho, apontou que, das 60 promessas assumidas, apenas 17 foram totalmente cumpridas. “De cara, percebi que poderíamos apostar nessa ideia porque sabia que isso poderia pegar. Quando você está em sintonia com a população, é difícil dar errado. E acabou que a equipe aceitou o risco, e agora o sucesso está aí”, disse Kawan, rindo. Ele contou que o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle, adoraram a música. “As pessoas começaram a cantar, fazer coreografias, imitar o Pinóquio. Já virou um sucesso popular.” A letra explora dados públicos sobre a atual administração de Manaus.
A seis meses do fim do mandato, David Almeida havia cumprido apenas 28,3% dos compromissos de campanha de 2020. Uma reportagem do portal g1, veiculada em julho deste ano, fez um levantamento das 60 promessas assumidas por David. Apenas 17 foram totalmente cumpridas, conforme a matéria. “Logo percebi que podíamos apostar nessa ideia, pois ela tinha grande potencial de aceitação e chances de sucesso. É difícil errar quando você está em sintonia com a população e compreende os anseios da cidade, a gestão e os problemas enfrentados. A proposta inicial do termo ‘Pinóquio Manauara’ não foi aprovada pela equipe de comunicação, mas fui persistente e disse: ‘Vamos confiar, vamos apostar que vai dar certo’. Ao final, chegamos a um consenso e eu assumi o risco”, relatou.
Aval de Bolsonaro e Michelle
A música foi lançada no dia 15 de outubro, durante a visita de Bolsonaro e Michelle a Manaus para um evento político em apoio à campanha do Capitão Alberto Neto. Bolsonaro atraiu uma multidão em uma carreata na manhã do dia 15, enquanto ‘Pinóquio Manauara’ tocava ao fundo. “Assim que Bolsonaro ouviu a música, ele ficou enlouquecido”, conta Kawan, rindo. “A Michelle ficou eufórica. Eles adoraram! Quando a música chegou ao público, as pessoas começaram a cantar, criar coreografias e fazer gestos imitando o Pinóquio, e logo se formou um coro entre a galera. Está sendo um sucesso e caiu no gosto popular.”
À noite, Bolsonaro e Michelle já haviam adotado o termo criado por Kawan em um comício de apoio a Alberto. “Escolhas erradas, todos pagam o preço. As escolhas de vocês vão impactar aqueles que vocês escolherem no próximo dia 27, no segundo turno. Se escolherem o Capitão Alberto, vamos para a direita. Se escolherem o Pinóquio Manauara [David Almeida], vão para o buraco”, discursou Jair Bolsonaro. Na mesma ocasião, Michelle Bolsonaro também criticou David Almeida: “Nós vamos colocar para fora aquele que tem um projeto de corrupção. Queremos uma chapa com um homem e uma mulher, como o Capitão Alberto Neto e a professora Maria do Carmo, que vão cuidar da cidade, fazer uma gestão eficiente, cuidar das crianças, das mulheres e das famílias de Manaus, e dar um basta no Pinóquio Manauara.” Desde então, o termo ‘Pinóquio Manauara’ entrou em alta e passou a ser aspeado nos jornais e portais de notícias.
Aposta em hit viral
Kawan Miranda, por sua vez, expressa confiança de que a música será mais um hit. “Como ela ainda está no início, praticamente um bebê, acredito que, agora que todos estão conhecendo, ouvindo e acessando pelas redes sociais, os compartilhamentos espontâneos começarão a surgir. Já estou vendo muita gente achando engraçado, filmando e postando vários trechos das passeatas, com a galera animada. Estou confiante de que essa música realmente vai brilhar e encerrar este segundo turno com chave de ouro. Todo mundo que ouve está gostando. É viciante mesmo”, diz ele, empolgado e gargalhando.
Acusações em ‘Pinóquio Manauara’
O jingle, no entanto, não apenas chama o prefeito de Manaus de ‘Pinóquio Manauara’, mas também faz graves acusações contra o político. Em certo trecho, é dito que o gestor está envolvido em escândalos de corrupção e menciona esquemas que, segundo a música, envolvem o genro, a sogra e até a esposa. “A cruzeta do David, eu vou te dizer qual é: esquema com o genro, esquema com a sogra e também com a sua mulher”, acusa a canção. Todos esses pontos mais polêmicos baseiam-se em investigações da Polícia Federal. Em outubro deste ano, durante o período eleitoral, veio à tona a informação de que o candidato à reeleição é suspeito de receber propina para favorecer uma empresa em licitações. O dinheiro, segundo a PF, teria sido entregue a Dulce Almeida, irmã do prefeito e secretária municipal de Educação. Com base em um relatório do Ministério Público Federal (MPF), é apontado que a propina seria de R$ 100 mil. O montante teria sido entregue à irmã do prefeito por José Antonio Marques, sócio da Tumpex, empresa responsável pela coleta de lixo em Manaus. A prefeitura nega todas as acusações.
O elo familiar citado refere-se a uma reportagem da revista Veja, que expôs gastos milionários com a contratação de uma empresa ligada à família do genro do prefeito David Almeida. Sob o título “Genro, sogra e negócios se misturam na prefeitura de Manaus”, a matéria explora uma série de episódios envolvendo o clã familiar na atual gestão. “Cê tenta enganar, cê tenta maquiar. Mas o que David é bom é em superfaturar. Aumentou o IPTU, ele só sabe pintar. Comprou 100 milhões de tintas, pra cidade maquiar”, menciona outro trecho. “O David mente tanto, o nariz tá maior que a cara. É o Pinóquio Manauara. Mas não vai dar Pinóquio, chega de corrupção. Arruma a mala, Pinóquio”, emenda a letra.
Faltando cinco dias para o segundo turno, Kawan Miranda agora monitora o desempenho do novo jingle, que ele acredita ter potencial para se tornar um sucesso nacional. Ao avaliar a canção, que já está sendo compartilhada por internautas, ele acredita que bastará o público ouvir. Uma vez em contato, a música naturalmente cairá no gosto popular, aposta. “A música é engraçada. Ela fala verdades, aborda problemas sérios, mas a ideia do Pinóquio é muito boa. Dá vontade de ouvir uma, duas, três, várias vezes”, acrescentou.
Ouça abaixo o jingle ‘Pinóquio Manauara’: