A ex-embaixatriz ucraniana no Brasil, Fabiana Tronenko, deu sua resposta às recentes afirmações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra no leste da Europa.
Na semana passada, durante um discurso na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o petista comparou os diálogos diplomáticos sobre o conflito com uma conversa de bar. Para ele, um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia poderia ser alcançado no Brasil, com os líderes tomando cerveja.
“Se não fosse na primeira cerveja, na segunda. Se não desse na segunda, daria na terceira. Se não desse na terceira, daria até acabarem as garrafas”, afirmou o ex-mandatário, sendo ovacionado pelo público do evento. “A gente iria fazer um acordo de paz”, acrescentou.
Em uma publicação nas redes sociais, Tronenko disse que a declaração do ex-chefe de Estado foi desrespeitosa. Segundo a ex-representante diplomática, esse tipo de assunto não se resolve em um bar.
“Que desrespeito do ex-presidente Lula com o povo ucraniano e com todos os esforços do presidente Zelensky! Liberdade, democracia e vidas não se resolvem em uma mesa de bar”, rebateu.