O governo dos Estados Unidos confia nas instituições democráticas do Brasil e pretende monitorar o pleito eleitoral que acontece em outubro. A afirmação é da porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em declaração a repórteres nesta última quarta-feira (7).
De acordo com ela, a gestão de Joe Biden acompanhará as eleições presidenciais brasileiras, que “são conduzidas com transparência e alto índice de participação dos eleitores”.
A porta-voz deu a declaração em resposta ao questionamento da jornalista brasileira Raquel Krähenbühl, correspondente da GloboNews em Washington.
“Com relação às eleições brasileiras, continuaremos a monitorá-las. Os Estados Unidos confirmam a força das instituições democráticas brasileiras. O Brasil tem um forte histórico de eleições livres e justas”, declarou.
Ainda segundo a secretária de imprensa, o modelo eleitoral adotado no Brasil serve de exemplo para os países do continente americano e para todo o mundo.
“Como uma democrática parceira do Brasil, os EUA acompanharão as eleições de outubro com grande interesse e, como acabo de dizer, iremos monitorá-las com a expectativa de que serão conduzidas de maneira justa, livre e com credibilidade, com todas as instituições relevantes atuando de acordo com seu papel constitucional. Mas, novamente, vamos apenas monitorá-las”, concluiu.