Escolhido para ser ministro da Justiça a partir de 2023, Flávio Dino (PSB-MA) afirmou nesta última terça-feira (27) que o gabinete de transição pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do porte de armas no Distrito Federal nos próximos dias.
“Nós fizemos uma reflexão sobre toda a segurança da posse presidencial, tanto com o governo do Distrito Federal como agora aqui no CCBB com a equipe da Polícia Federal”, iniciou Dino.
“Agora no começo da tarde vamos requerer ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do inquérito sobre atos antidemocráticos, que ele suspenda o porte de arma de fogo no DF entre amanhã até o dia 2 ou 3 de janeiro”, completou.
De acordo com ele, “o objetivo é que mesmo as pessoas que sejam eventualmente detentoras de autorizações, de portes, por exemplo, CACS, tenham essa suspensão por ordem judicial para que fique configurada que qualquer porte de arma nesse período será considerada crime”.
Dino também comentou junto a repórteres sobre a possibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desfilar em carro aberto no dia da posse presidencial.
“Estamos com todos os cenários organizados. É um evento de alta complexidade envolvendo centenas de milhares de pessoas. O planejamento é dinâmico. Neste caso do veículo teremos as duas possibilidades até por assuntos climáticos. Então o presidente terá para decisão no último momento, ou seja, no começo da tarde do dia 1º, ou carro aberto ou carro fechado”, declarou.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.