O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para criticar os decretos do governo Lula (PT) que tornam mais rígidos o controle de armas de fogo no país.
Em uma postagem veiculada no Twitter, Bolsonaro publicou uma foto de 2004, onde aparece colocando uma faixa em um gramado de Brasília com os dizeres “entregue sua arma, os vagabundos agradecem”.
Na época, ainda ocupando o cargo de deputado federal, Bolsonaro estava em seu quarto mandato como parlamentar e fazia oposição à campanha do desarmamento, que já estava sendo adotada no primeiro governo Lula, que governou dois mandatos entre 2004 e 2011.
Agora, em seu terceiro mandato, o esquerdista emplaca, entre outras medidas, a redução do limite de armas a que podem ter acesso caçadores, atiradores esportivos e colecionadores (CACs), e a restrição de uso de alguns calibres, como o da pistola 9mm, que só poderão ser utilizadas por forças de segurança. Outra ação gira em torno da limitação de horário de funcionamento para clubes de tiro.