O ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neste domingo (15) no Recife, em um jatinho, para iniciar uma longa agenda por seis estados do Nordeste.
A princípio, o petista se reuniu com lideranças pernambucanas como o senador Humberto Costa e a deputada federal Marília Arraes.
Por meio das redes sociais, ele escreveu: “Cheguei, Pernambuco! De volta pra casa”.
Na sequência, Lula encontrou o governador do estado, Paulo Câmara (PSB), e João Campos, prefeito do Recife, do mesmo partido.
De olho nas articulações de 2022, a iniciativa visa estreitar laços com o Nordeste, região que marcou forte crescimento do presidente Jair Bolsonaro desde a vaga ocupada pelo atual chefe do Executivo.
No entanto, segundo a cúpula petista, nenhum ato aberto ao público está previsto. A justificativa é de que o país ainda vive sob forte pandemia, fazendo com que a medida de prevenção evite aglomerações desnecessárias.
Na internet, por exemplo, muitos internautas questionaram a possibilidade de não cumprimento em eventos públicos.
O jornalista Silvio Navarro foi uma das personalidades a questionar a ‘tour’.
“Acabo de ler a notícia de que Lula tem evitado sair às ruas para não promover aglomerações em respeito à pandemia. Tive um ataque de riso […]”, escreveu, nas redes sociais.
Acabo de ler a notícia de que Lula tem evitado sair às ruas para não promover aglomerações em respeito à pandemia. Tive um ataque de riso. Boa semana a todos!
— Silvio Navarro (@silvionavarro) August 16, 2021
O percurso
Lula permanece em solo pernambucano até esta segunda-feira. Nesta terça-feira (17), ele deve cumprir agenda no Piauí. No dia seguinte, a previsão é que ele esteja no Maranhão. Na sexta, marca presença no Ceará.
O percurso final ocorrerá no estado do Rio Grande do Norte, dia 24, e na Bahia, dias 25 e 26.