O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), está se preparando para uma reunião privada com o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, na cidade de Belém (PA), conforme anunciado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Essa reunião entre os dois esquerdistas deve acontecer nas instalações do hotel onde Lula está acomodado na capital paraense, durante a realização da Cúpula da Amazônia, que reúne líderes de países amazônicos esta semana. No entanto, os detalhes de data e horário ainda não foram confirmados.
Esta será a segunda visita de Maduro ao Brasil neste ano. Anteriormente, ele esteve em Brasília (DF) nos dias 29 e 30 de junho para uma conferência com os presidentes da América do Sul.
Além do encontro com o tirano bolivariano, Lula também tem reuniões bilaterais agendadas com a presidente do Peru, Dina Boluarte, e com o presidente da Bolívia, Luis Arce. Ainda está previsto uma conversa com outros chefes de Estado, incluindo representantes do Congo.