Apesar de enfrentar um déficit de R$ 68,7 bilhões no primeiro semestre, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu liberar R$ 800 milhões para o setor de audiovisual. A decisão foi anunciada na quarta-feira, 21, após aprovação do Ministério da Cultura e da Agência Nacional do Cinema (Ancine) durante uma reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Audiovisual.
Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, os recursos serão destinados a editais para a seleção de filmes e séries destinados ao cinema, televisão e plataformas de streaming, que permitem ao público acessar conteúdos via internet a qualquer momento. As informações foram divulgadas pela Folha de S.Paulo.
“Passamos por momentos difíceis e acho importante que entendamos o processo em que estamos — o processo de escuta, o processo de acolhimento —, onde buscamos fazer uma política alinhada às necessidades do setor”, declarou Menezes.
Os projetos que serão escolhidos deverão seguir critérios de regionalização e diversidade. Além disso, a reunião do Comitê Gestor também discutiu novas formas de apoio às TVs públicas.