Em São Paulo, o governo de Tarcisio de Freitas (Republicanos) tem chamado a atenção por dois fatores chaves: administração política e aprovação popular. O modelo de gestão adotado pelo direitista tem surtido efeito desde de sua chegada ao Palácio dos Bandeirantes e, por consequência, os números positivos dos paulistas já começam a respingar no mandato.
De cima para baixo, os bons resultados do governo estadual têm embalado gestões municipais a seguirem o mesmo caminho. Guarulhos, a segunda maior cidade de São Paulo, implementou uma ‘operação conjunta’ entre o Executivo e o Legislativo para atender a uma série de demandas da população.
Desde o início deste ano, o prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), e o presidente da Câmara Municipal, Ticiano, o Tici, decidiram intensificar as agendas políticas do município. De acordo com o prefeito, a cidade tem sido destaque por estar enquadrada em uma ‘gestão eficiente’ que, segundo ele, tem atuado para otimizar os recursos públicos e, com isso, atender os pontos prioritários de Guarulhos.
Outro ponto em evidência é o que o presidente da Câmara tem chamado de ‘otimização de recursos’. Tici, como é conhecido, aponta que em 2023, primeiro ano de mandato dele à frente do Legislativo, houve uma economia significativa do dinheiro público — poupando aproximadamente R$ 10 milhões.
A economia, segundo ele, foi provocada através de projetos internos da Câmara Municipal e, com isso, foi possível costurar ações com o prefeito Guti, com o intuito de destinar a verba à Prefeitura. “Todo o montante foi direcionado para ser usado na Saúde, contemplando os hospitais Stella Maris e Jesus, José e Maria”, comentou.
Outros resultados da operação conjunta têm possibilitado celeridade ao andamento de uma série de votações, como em projetos tidos como essenciais, que envolvem o Passe Livre para idosos acima de 60 anos, a criação do 7º Conselho Tutelar da cidade, além da aprovação do orçamento para obras de saneamento, infraestrutura e habitação.
Outra garantia foi a aplicação de anistia para quem tinha dívidas com a Prefeitura, como também a liberação de área para moradia popular no Lavras.
De olho em 2024
As ações estratégicas do Executivo e do Legislativo também estão direcionadas à busca por um protagonismo nas eleições deste ano. Ticiano deve ser o indicado de Gustavo Henric para sucedê-lo na Prefeitura.
Em 2020, Tici foi o segundo vereador mais votado de Guarulhos e, de ímpeto, venceu uma batalha interna contra o Partido dos Trabalhadores (PT). Ele também conseguiu derrubar o candidato chave do PT e a articulação de outro candidato adversário.
Com passagens pelo Detran-SP, o atual presidente da Câmara já havia sido secretário adjunto de Trânsito e Transportes. Mesmo deixando o trabalho que exercia no Executivo, a ‘dobradinha’ entre Tici e Guti continuou, como em projetos que envolveram o fim do rodízio de água; o programa Viva Baquirivu — que tem o objetivo de minimizar os impactos das enchentes nos bairros do entorno do rio, e as tratativas para a chegada do metrô à cidade.
A ação dupla também está acontecendo no novo hospital infanto-juvenil, situado no Taboão, além da conclusão do Trevo de Bonsucesso. Guarulhos também passou a receber troca integral de todas as lâmpadas da cidade por dispositivos de LED. O setor ecológico também entrou na mira, dando mais destaque ao programa Cata Treco, aumentando as ações em pontos do Ecopontos e Pet Parks.
Com todas essas estratégias saindo do papel, a expectativa de Guarulhos é de chegar ao fim do primeiro semestre de 2024 com saldo positivo em todas as áreas de atuação.