O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) carece de apoio popular e não conta com a adesão das ruas em seu mandato.
A declaração ocorreu nesta quinta-feira, 11, durante a oficialização da pré-candidatura de André Fernandes à prefeitura de Fortaleza, no Ceará.
“Lula é um presidente sem povo”, disse Bolsonaro, ao relatar que o atual chefe do Planalto tem enterrado as ações efetivas praticadas pela sua gestão, como o antigo Auxílio Brasil, que registrou números crescentes em repasses aos beneficiários entre 2019 e 2022, quando ele esteve no poder.
A declaração do líder da oposição ocorre também em meio à queda de Lula nas pesquisas, que mostram o petista desabando em todas as regiões do país, incluindo no Nordeste, com perda de mais de 10 pontos na região. A depender do instituto, há local onde o recuo chega a 17 pontos, como em Fortaleza, a maior cidade do eixo nordestino.
Ainda durante o evento, Bolsonaro falou que resposta popular deve ser efetivada nas eleições, por meio da renovação nas Prefeituras e Câmaras de Vereadores.
No palanque, ele reforçou seu apoio a André Fernandes, dizendo que ele é o seu escolhido para dar continuidade a uma agenda liberal, agora no executivo municipal.