O Diretório Nacional do PT divulgou, nesta quarta-feira (30), uma resolução sustentando a necessidade política da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.
Ao todo, em defesa de 37 pontos, o documento trata, inclusive, das prioridadees do partido para as eleições municipais de 2024.
“As eleições municipais de 2024 demarcam um momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a recondução do Governo Lula em 2026 e o projeto nacional baseado na ampliação das liberdades democráticas, dos direitos sociais, do combate à desigualdade, da inclusão social, do desenvolvimento, da industrialização, da defesa do meio ambiente, da soberania nacional e da integração regional”, diz o documento.
O texto afirma ser preciso “promover a mobilização social no maior número possível de municípios para a construção política de muitas vitórias eleitorais para mudar a realidade das cidades e localidades, contribuir com as transformações necessárias no país, para reeleger Lula em 2026 e fortalecer o projeto democrático e popular de país”.
“O PT, nesse 3º governo Lula, prepara as bases não apenas para um 4º governo Lula, cuja eleição de 2024 é um momento essencial, mas deve buscar consolidar um amplo bloco de alianças na sociedade, construindo no âmbito local um programa fundamentado nos Direitos Humanos, na ampliação de direitos e dos serviços públicos, na redução das desigualdades sociais e na democratização da gestão com controle social e participação popular”, reitera a resolução.