Na abertura do ano Judiciário, ao lado da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e de outros ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou a atuação da Corte durante o governo Jair Bolsonaro (PL) e contra os atos de 8 de janeiro.
— Daqui desta sala, contra a qual se voltou o mais concentrado ódio dos agressores, partiram decisões corajosas e absolutamente necessárias para enfrentar e deter o retrocesso, o negacionismo e a violência política — disse Lula.
Sem citar o nome de Bolsonaro, o petista mencionou, inclusive, medidas do STF durante a pandemia da covid-19, diante daquilo que chamou de “inação” da gestão federal anterior, além de ações da Suprema Corte para responsabilizar envolvidos nos atos contra a Praça dos Três Poderes.
— A história há de registrar e reconhecer esta página heroica do Judiciário brasileiro (…). Mais do que um plenário reconstruído, o que vejo aqui é o destemor de ministras e ministros na defesa de nossa Carta Magna. Vejo a disposição inabalável de trabalhar dia e noite para assegurar que não haja um milímetro de recuo em nossa democracia — completou.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.