O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua insatisfação nesta quarta-feira (1º) com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, devido ao ato unificado com centrais sindicais em celebração ao 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho.
O evento acabou por ficar esvaziado, com um grupo reduzido reunido na área frontal da concentração. Durante seu pronunciamento no palanque, o líder petista alegou que o ato foi “mal convocado”.
“Vocês sabem que ontem eu conversei com ele [Márcio Macêdo] sobre esse ato e disse para ele: ‘Ô Márcio, o ato está mal convocado’. O ato está mal convocado, nós não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar, mas, de qualquer forma, eu estou acostumado a falar com 1.000, com milhão, mas também se for necessário eu falo apenas com a senhora que está ali na minha frente”, justificou o chefe do Executivo.
Diferentemente dos eventos com Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista (São Paulo), e na orla de Copacabana (Rio de Janeiro), o ato liderado por Lula não conseguiu atrair sequer um número significativo de participantes.
Imagens que circulam nas redes sociais fazem chacota e comparações aéreas, mostrando multidões nas mobilizações da direita, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto a presença em massa não foi registrada em nenhuma ação liderada por Lula.
Comparem as fotos publicadas com a visão aérea do evento do Dia do Trabalhador realizado por Lula e sua claque em São Paulo. Tem mais gente que bandeira. Acabou sua popularidade, Lula. #flopou pic.twitter.com/vZWxsoNviP
— Kim Kataguiri (@KimKataguiri) May 1, 2024
FLOPOU E COM FORÇA!
Simplesmente vazio ato do Lula…#flopou pic.twitter.com/yCAV4AKtbx
— Rafael Villas Boas (@BoasRafael25880) May 1, 2024
Algumas coisas chamam atenção sobre esse ato do Lula que flopou:
– Realizado durante um FERIADO;
– Convocado por organizações sindicais em pleno Dia do Trabalhador;
– 4 horas de manifestação;
– Diversos shows e artistas musicais se apresentando;
– Estrutura e espaço… pic.twitter.com/Co0VL3gZ4N
— Guilherme Kilter (@guikilter) May 1, 2024