Ao perder a disputa presidencial de 2018, quando enfrentou o então candidato Jair Bolsonaro, Fernando Haddad (PT) fez um discurso em 28 de outubro daquele ano e, na ocasião, o petista não reconheceu imediatamente a derrota nem tampouco telefonou para o presidente eleito.
— Uma parte expressiva do povo brasileiro precisa ser respeitada nesse momento. Diverge da maioria. Tem um outro projeto de Brasil na cabeça e merece o respeito no dia de hoje — disse Haddad naquele ano.
No dia seguinte, horas depois do resultado das eleições, o postulante do PT sinalizou timidamente que havia perdido a eleição em uma publicação no Twitter.
— Presidente Jair Bolsonaro. Desejo-lhe sucesso. Nosso país merece o melhor. Escrevo essa mensagem, hoje, de coração leve, com sinceridade, para que ela estimule o melhor de todos nós. Boa sorte! — escreveu ele.
Em seu discurso, Fernando Haddad não cumprimentou o opositor pela vitória e disse que faria “oposição colocando os interesses nacionais de todo o povo brasileiro acima de tudo”.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.