O bilionário Elon Musk, novo dono do Twitter, disse neste sábado (14) que acha “extremamente preocupante” o bloqueio de perfis nas redes sociais aplicados no Brasil por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na ocasião, Musk tomou conhecimento do fato a partir de publicações do jornalista americano Glenn Greenwald.
— O regime de censura no Brasil está crescendo rapidamente, praticamente diariamente agora. Acabamos de obter uma ordem de censura que é genuinamente chocante, instruindo várias plataformas de mídia social a remover imediatamente vários políticos e comentaristas proeminentes — escreveu Glenn.
Buscando entender o que está acontecendo no território brasileiro, o magnata questionou se apenas um juiz teria decidido sobre os bloqueios nas redes sociais, a exemplo das medidas contra o deputado federal Nikolas Ferreira, do PL-MG, que foi o parlamentar mais votado do país em 2022.
— Existe agora, ou já existiu, uma democracia moderna onde um único juiz exerce o poder que Alexandre de Moraes possui no Brasil. Não consigo pensar em nenhum exemplo sequer próximo — pontuou Greenwald.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.