Após a adesão do ativista de direita e youtuber Fernando Lisboa em apoiar a pré-candidatura de Lucas Sanches (PL) à prefeitura de Guarulhos (SP), outros influenciadores bolsonaristas também se uniram ao movimento.
Na última segunda (1º), mais quatro figuras influentes nas redes sociais declararam seu apoio a Sanches, que, de acordo com pesquisas recentes, tem conquistado fôlego político e crescido na corrida pela chefia do Executivo da maior cidade não capital do Brasil.
Depois de Lisboa manifestar seu apoio, o primeiro a se pronunciar em favor da pré-candidatura de Lucas Sanches foi Rafael Satiê, que conta com mais de 210 mil seguidores nas redes sociais. Segundo ele, Guarulhos precisa de um prefeito alinhado à direita, para conseguir implementar uma “gestão competente”.
O também influenciador Rony Gabriel, que soma mais de 234 mil seguidores, também uniu-se ao grupo político do PL para mobilizar apoio em torno da pré-candidatura de Sanches.
“O Lucas Sanches é um político comprometido, com visão e experiência para colocar Guarulhos em outro patamar de gestão. Ele pode fazer a diferença e enfrentar a esquerda na cidade”, disse o ativista bolsonarista em vídeo enviado aos guarulhenses.
Outro reforço partiu do presidente do PL Jovem do Amazonas, Jean Batista, que conta com mais de 155 mil seguidores. Ele também gravou um vídeo. “Lucas Sanches é jovem e um rapaz de visão. Determinado e inteligente, vai fazer de Guarulhos uma cidade modelo para todo o país”, defendeu.
Atualmente vereador em Guarulhos, Sanches agradeceu as articulações e adesões em torno de seu nome. Ele diz que apostará no contato direto com a população para continuar crescendo nas pesquisas de intenção de voto.
“Fico honrado com o apoio de todos os influenciadores que reconhecem o nosso projeto e se disponibilizam em ajudar. Essa articulação da direita mostra que nossa pré-candidatura tem tudo para dar certo e agrega mais apoiadores a cada dia. Nosso objetivo é não deixar que Guarulhos caia de novo nas mãos da esquerda e do PT. Temos a oferecer uma gestão honesta, austera e com resultados para a população”, afirmou.
O grupo político que apoia Sanches conta ainda com o respaldo do presidente do PL Jovem do Rio de Janeiro, Luan Lenon, empresário e acadêmico de Direito, que possui quase meio milhão de seguidores nas redes sociais.
O movimento de apoio em torno do nome do PL em Guarulhos teve início na semana passada, durante uma reunião com a presença do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, que recebeu Fernando Lisboa e Carlos Alberto Santiago. Na ocasião, eles formalizaram o apoio à pré-candidatura de Lucas Sanches ao Executivo municipal e oficializaram publicamente a medida.
Cenário político local
As recente pesquisas realizadas por institutos de opinião tem sugerido um cenário de polarização entre o PL e as pré-candidaturas vinculadas ao PT e à esquerda. Um levantamento divulgado em março pelo Ipec, antigo Ibope, indica que Sanches soma 10% das intenções de voto, podendo enfrentar um possível segundo turno contra o líder da sondagem, o ex-petista Elói Pietá, atualmente filiado ao Solidariedade.