O PDT decidiu não renovar o contrato de trabalho com o marqueteiro João Santana, responsável por cuidar da imagem do presidenciável Ciro Gomes no pleito deste ano.
O vínculo foi encerrado na segunda-feira (3), um dia depois da derrota na disputa eleitoral. O cearense terminou em quarto lugar, com cerca de 3% dos votos, amargando seu pior desempenho nas quatro campanhas que disputou ao Planalto.
O valor do contrato com João Santana era de R$ 8 milhões e poderia ser renovado em caso de ida para o segundo turno. O publicitário ajudou a construir o marketing nas vitorias campanhas de Luiz Inácio Lula Silva (PT) em 2006 e Dilma Rousseff (PT) em 2010 e 2014.
Santana também comandou a equipe de comunicação de candidatos que chegaram à presidência de países como Venezuela, Angola e El Salvador. Para 2022, a estratégia foi rejuvenescer a imagem de Ciro Gomes em peças de TV e lives na internet usando a linguagem do universo gamer.
A empresa do marqueteiro recebeu, ao todo, cerca de R$ 14,3 milhões para fazer três campanhas nestas eleições, incluindo a de Ciro. Foi a 10ª empresa do segmento no Brasil que mais ganhou dinheiro com serviços de publicidade e marketing para candidatos a cargos no Estado.