O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 91 anos, que governou o país por dois mandatos na década de 1990, declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno para a Presidência da República contra Jair Bolsonaro (PL).
“Voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social”, escreveu o tucano em uma postagem nas redes sociais acompanhada de fotos dele com o candidato do PT. “Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, acrescentou.
Não é o primeiro aceno entre integrantes do PT e PSDB. Em junho deste ano, Lula afirmou que o Brasil era “feliz” quando a polarização política era protagonizada pelos dois partidos.
Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.
Voto em Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/xgs6citdJv— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022
Teatro das Tesouras
O cenário polarizado para a disputa presidencial expõe os movimentos e as diferentes estratégias que devem ser usadas como “armas de guerra” para a corrida ao Palácio do Planalto.
Em 2018, a empresa de mídia Brasil Paralelo lançou um documentário que contou detalhes de como funciona a falsa oposição política no Brasil – que por muito tempo viu-se dividido entre PSDB e PT.
Na semana passada, a Brasil Paralelo lançou um episódio inédito da série O Teatro das Tesouras, a fim de ajudar a entender como o então deputado federal Jair Bolsonaro rompeu com as duas faces de uma mesma moeda naquele pleito. Clique aqui e acompanhe.
O APP do Conexão Política voltou e já está disponível em uma nova estrutura totalmente repaginada. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.