As eleições municipais deste ano trarão uma divisão de representantes de correntes políticas parecidas em palanques opostos durante o primeiro turno eleitoral. Em um cenário em que as afinidades ideológicas geralmente unem os atores políticos, a dinâmica das alianças partidárias tende a criar uma situação inversa.
Para o pleito de outubro, palanques avulsos ocorrerão em diversas localidades do Brasil, como em Guarulhos (SP), a segunda maior do estado de São Paulo. Lá, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o núcleo bolsonarista se alinharão a candidatos distintos.
Tarcísio planeja dar seu apoio a Jorge Wilson (Republicanos), seu correligionário, deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que já se apresenta como pré-candidato ao cargo de prefeito. Enquanto isso, um dos concorrentes será Lucas Sanches (PL), que recebeu o aval de vários influencers ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e vem ganhando fôlego nas pesquisas.
Fernando Lisboa, um dos youtubers bolsonaristas mais influentes, conhecido pelo seu canal ‘Vlog do Lisboa’, gravou um vídeo ao lado de Lucas Sanches e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em Brasília, afirmando que “a direita mais do que nunca está unida”. Ele também indicou, sem dar detalhes, que “tem muita novidade chegando ainda”.
Nomes como Rafael Satiê, Felipe Bolsonaro, Bárbara Kogos, Sandra Santanna, Sergio Tavares, Jean Batista, Rony Gabriel e Luan Lenon estão entre os influenciadores que apoiam Sanches na disputa em Guarulhos. A maioria deles possui mais de 100 mil seguidores no Instagram e conta com amplo alcance nas redes sociais.
Wilson, além do respaldo de Tarcísio, também conta com o apoio do atual prefeito do município, Guti (PSD). Bolsonaro, por sua vez, ainda não se manifestou sobre a corrida eleitoral na cidade. Ainda assim, seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), tem dito que levará em consideração a posição de Lisboa ao tomar uma decisão sobre o apoio.