O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu nesta última terça-feira (8) que Paulo Teixeira (PT-SP) foi eleito deputado federal nas eleições deste ano.
Com isso, a candidatura do influenciador Pablo Marçal (PROS-SP) passa a constar como “indeferida com recurso”, impedindo-o de assumir o mandato até que o registro dele seja julgado de forma definitiva pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Marçal e Teixeira travam uma batalha judicial desde o primeiro turno das eleições. O coach obteve 243.029 votos em São Paulo, enquanto o petista, que já é deputado e tentou a reeleição, conquistou 122.800 votos no estado.
A coligação do parlamentar do PT entrou na Justiça Eleitoral contra o influenciador alegando que a candidatura dele foi registrada fora do prazo eleitoral e que, por causa disso, a vaga deveria ser de Teixeira.
Em 14 de outubro, após uma primeira retotalização dos votos, o TRE-SP deu a vaga a Marçal e julgou sua candidatura como válida. Depois disso, o petista foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) e reverteu a decisão após obter uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski.
Agora, com essa segunda recontagem dos votos, baseada no despacho monocrático de Lewandowski, o TRE-SP passa a considerar que a vaga de congressista pertence a Paulo Teixeira. Cabe recurso da decisão.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.