O apresentador de TV José Luiz Datena está em um novo partido. Ele deixou o PSB e decidiu filiar-se ao PSDB nesta quinta-feira (4), em um evento na capital paulista que contou com a participação da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), pré-candidata ao cargo de prefeita de São Paulo (SP).
Segundo Datena, que agora virou tucano, sua vontade é estar ao lado de Tabata nas eleições municipais de 2024. Havia, inclusive, a expectativa de que ele fosse anunciado como pré-candidato a vice-prefeito, o que não ocorreu. “A minha vontade é estar ao lado da Tabata. Agora, eu estou em um partido que está conversando com o partido que era meu partido”, declarou o jornalista, acrescentando que “o futuro a Deus pertence”.
De acordo com ele, essa migração de partido ocorre para aproximar os tucanos do PSB, abrindo margem para uma possível coligação partidária no pleito de outubro. “Não é que eu goste da Tabata. Eu sou fã da Tabata. Tenho a Tabata no fundo do coração, independentemente de qualquer posição de hoje para amanhã”, disse Datena durante o ato de filiação.
Vale lembrar que Datena possui um histórico de recuos eleitorais em ao menos quatro eleições. Ele já afirmou em uma entrevista ter se arrependido, por exemplo, de não ter aceitado o convite para ser vice do tucano Bruno Covas em 2020, porque a cidade agora é governada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), de quem é crítico.
O apresentador possui um histórico político que abrange um total de 11 partidos. Sua primeira filiação partidária foi ao PT, onde permaneceu de 1992 a 2015. Desde então, ao longo de um período de oito anos, ele transitou por várias outras siglas, como PP, PRP (que foi extinto), DEM (atualmente conhecido como União Brasil), MDB, PSL (integrado à União), PSC, União Brasil, PDT e PSB.